FAQ
A Zoysia japonica, mais conhecida como grama Esmeralda, é um tipo de gramínea que é originária de bem longe daqui, sendo nativa do sudeste e do leste na Ásia e da Australásia, sendo bem comum no norte da China e do Japão, tendo sido aprimorada por meio de estudos realizados no século 21 por especialistas da Flórida, nos Estados Unidos.
A grama esmeralda é uma espécie do tipo rizomatosa, o que significa que ela tem um caule desenvolvido no subsolo e folhas que se projetam para a superfície.
Por conta de suas características como rizomatosa ela se mostra como uma espécie de alta resistência a pisoteios, fácil adaptação climática, por isso que, mesmo originária de países como Japão ele se desenvolve extremamente bem aqui no Brasil.
Originária do Japão, a grama Esmeralda ganhou destaque e é uma das gramas mais difundidas no Brasil, vindo a ser recordista de vendas no Mercado.
Devido a sua densidade, a grama Esmeralda forma um tapete verde totalmente uniforme e ornamental muito resistente, quando bem cuidado.
Sempre que alcançar 2 cm, deve ser podada, no entanto, cresce lentamente necessitando de menos aparos que os outros tipos de grama.
Rústica, a grama Esmeralda deve ser cultivada em pleno sol, em solos férteis, com adubações semestrais e regas regulares.
Pode se desenvolver também em solos alcalinos e ácidos, inclusive areia e argila. Não é indicada para locais de tráfego intenso nem sombreados.
Ela te a função de reduzir a poluição , através do processo de filtragem do ar , também filtra e purifica a água subterrânea
– O gramado é um regulador natural de temperatura, deixando o ambiente mais fresco e gostoso e também é amiga do meio ambiente, pois ela absorve o gás carbônico através do processo de fotossíntese, deixando o carbono no solo e liberando o oxigênio do ar.
De acordo com os especialistas em grama da Universidade do Missouri (Estados Unidos), a grama esmeralda necessita de menos fertilizante do que outros tipos de grama, incluindo os de sua família. Tal necessidade, porém, varia de acordo com o lugar onde você vive.
O recomendado é fazer um teste do solo antes de fazer a fertilização, pois altas concentrações de fertilizante podem causar doenças no seu gramado, além de camadas bem espessas de composto orgânico, a diminuição das raízes e outros problemas. Apesar de a grama esmeralda tolerar bem uma ampla gama de tipos de solo, solos um pouco ácidos com o PH em torno de 6.0 e 6.5 são os mais recomendados.
A irrigação não é sempre necessária, porém, isso irá variar de acordo com a região onde a grama esmeralda será cultivada.
Para garantir um gramado saudável, o recomendado é a irrigação seja feita, de preferência, pela manhã e em poucas quantidades, o suficiente para atingir um nível de cerca de 2,5 cm e 3,5 cm de água semanais.
A irrigação matinal ajudará a evitar doenças e dará tempo para que a grama possa secar antes do anoitecer.
Ajuste a altura do seu cortador para que fique entre 2,5 cm e 5 cm e não reduza mais do que 1/3 da altura da grama de uma só vez.
Você não precisa limpar de imediato as aparas, contanto que elas não formem pilhas ou camadas espessas no gramado. Aparar seu gramado com o ajuste mínimo do aparador na primavera irá remover as folhas mortas e ajudará a grama se tornar verde mais rápido.